Continua após a publicidade..

O Wi-Fi é uma das ferramentas mais importantes e mais utilizadas atualmente, visto que a tecnologia consiste na conexão de internet sem fio. 

A rede sem fio é essencial para o uso de diversos dispositivos, entre eles, notebooks e smartphones. 

Porém, as redes Wi-Fi estão sujeitas a problemas que podem comprometer a conexão com a internet e atrapalhar os usuários em casa ou no escritório. 

Continua após a publicidade..

As causas desses problemas podem ser várias, porém felizmente, existem algumas formas de evitar este tipo de situação.

O Wi-Fi está presente em praticamente todo o mundo, pois se tornou parte essencial no acesso à internet.

Algumas cidades, inclusive, disponibilizam a internet sem fio em locais públicos, para que os cidadãos possam acessar de forma gratuita.

Contudo, devido às instabilidades que ocorrem na rede sem fio, a maioria dos usuários que procuram velocidade e consistência, optam pela conexão por fio.

Para que o Wi-Fi funcione corretamente, sem apresentar oscilações, são necessários alguns cuidados para isso. 

Continua após a publicidade..

Primeiro de tudo, o usuário deve procurar um local adequado e evitar equipamentos próximos ao roteador, que possam causar interferências no sinal.

E a compra do roteador correto também é fundamental para melhorar o sinal da internet.

Neste texto, vamos dar algumas dicas de como é possível melhorar o sinal do Wi-Fi em sua casa ou escritório.

O que é Wi-Fi?

Este é o termo utilizado para definir a tecnologia de conexão de internet sem fio. 

Inicialmente, essa tecnologia foi disponibilizada para os usuários de notebooks, porém, à medida que a tecnologia foi avançando, o uso de internet sem fio se tornou ainda mais importante para todos os dispositivos com acesso à internet.

Entre os exemplos, temos as Smart TVs, smartphones e tablets. 

Para ter uma conexão rápida sem oscilações no ambiente, não é somente a velocidade da internet que vai garantir isso. 

Algumas dicas são fundamentais para melhorar sua conexão e a primeira delas, é saber escolher o melhor roteador para a rede sem fio;

Sendo assim, é preciso que o usuário se atente à quantidade de dispositivos que serão conectados no roteador, bem como o ambiente onde irá instalar o aparelho e a rede Wi-Fi.

Partindo desse ponto, ambientes muito amplos e onde há muitos pontos de interferência precisam de um roteador com a tecnologia “mesh”.

Essa tecnologia nada mais é do que dois ou mais módulos espalhados pelo imóvel e conectados a um roteador compatível, para formar uma rede Wi-Fi de qualidade.

Qual é o local ideal para colocar o roteador Wi-Fi?

Após escolher o roteador ideal a sua necessidade, é importante saber o melhor local para instalar o aparelho.

Isso deve ser feito pois o sinal do Wi-Fi se propaga em ondas e elas ficam mais fracas à medida que nos afastamos do roteador

É ideal que o roteador seja colocado em um local sem barreiras em um raio de um metro e que o mesmo seja instalado acima da altura dos ombros.

Leia também:

Como transformar celular em Webcam.
Aplicativos para Karaokê no celular.

Ainda é importante que ele seja colocado longe de aparelhos que podem causar interferência.

Para ambientes que possuem divisórias, como em escritórios, é ideal utilizar a tecnologia mesh, indicada mais acima, pois nestes casos, a posição do roteador pode não ser suficiente.

O melhor modo de conseguir manter uma boa conexão de internet sem fio é optar por roteadores com tecnologias mais recentes. 

A internet Wi-Fi é essencial no dia a dia das pessoas atualmente, pois vários aparelhos que usamos em casa possuem conexão e funcionalidades que necessitam da internet para funcionar.